Mandalaterapia e a simbologia das cores
Verificamos que as cores tanto produzem sensações quanto despertam sentimentos, como já afirmamos anteriormente. Assim temos, de acordo com o Dicionário de Símbolos de Chevalier, alguns exemplos a seguir de simbolismos associados às cores.
Portanto, com relação a cada uma das cores temos:
Amarelo - É uma cor masculina, alegre e irradia luminosidade, representa luz, vida, ação e poder, representa o ouro, a arrogância. É a cor do intelecto, da percepção mais do que da razão. Também é a cor da terra fértil, dos deuses, considerada como veículo da juventude, do vigor, da eternidade. Aparece em pinturas sacras representando a luz divina. Por outro lado, o amarelo representa também ciúme, traição, perversidade e, se misturado com o branco lembra pavor e covardia. Na China, é considerada uma cor sagrada. Sob o aspecto psicológico, o amarelo está ligado a liberação da carga de responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, e representa a cor da raiva, do atrevimento e dos impulsos, bom para as situações de desespero e da melancolia.
Alaranjado -É a cor que simboliza o equilíbrio entre a libido e o espírito, e como esse equilíbrio é difícil! Também simboliza a luxúria, a infidelidade, sendo a presença da sensualidade em cor. Representa a prosperidade, o ouro, muito brilho, provocando sensação de alegria. Possui a luminosidade do amarelo e a excitação do vermelho e, por isso, é a cor do dinamismo, sendo a cor de que muitos gostam. Sob o aspecto psicológico, representa estados de euforia, cordialidade e prosperidade. Adicionando-se o preto, pode representar desejos reprimidos e intolerância. É a cor das ideias e dos conceitos mentais, aviva as emoções e cria uma sensação geral de bem-estar.
Vermelho- É a cor do sangue, do fogo, universalmente considerada como símbolo fundamental do princípio da vida, o poder, o calor e o brilho do fogo, de atração excitante e sexual, das paixões, da força, mas é também a cor da raiva, do pecado, da crueldade, da destruição. É a cor de maior aparência. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória e a liderança. É a cor da lama, da libido e do coração. Simboliza também os dois mais profundos impulsos do homem: ação e paixão, libertação e opressão. No Japão, o vermelho simboliza sinceridade, fidelidade, sendo uma cor muito usada pelas mulheres.
Verde- Trata-se da mistura do azul com o amarelo, sendo considerada uma cor feminina. É a cor que representa a Natureza, mais encontrada nas matas, nos campos, nas folhas, e equilibra as emoções, é a cor do repouso, da meditação, que tranquiliza o espírito, combatendo a fadiga visual. É uma cor refrescante e tonificante, lembrando a primavera e as águas, é a cor da poesia. Representa a cor do raio, da madeira, significando a força, o poder, a imortalidade, a longevidade. Na religião, simboliza a fé, a contemplação e a imortalidade. Pode também representar a inveja, o ciúme e a superstição. No campo psicológico, é a cor da esperança e de vida nova, da energia, do crescimento e da juventude. Proporciona maior autocontrole e determinação.
Azul- O azul é a atmosfera, o céu e a água e nos faz lembrar o infinito. É a cor que produz ideia de profundidade, também de frieza, mas passa a sensação de ser a mais pura das cores, por sua aparência etérea. Aparece na natureza, na transparência da água e dos minerais. As formas desaparecem no azul, o real se transforma em imaginário, é o caminho da divagação. Quando a azul escuro se torna o caminho do sonho, o consciente da lugar ao inconsciente, assim como a luz do dia presente no azul claro passa para o azul escuro da noite. É a cor da inteligência, da intelectualidade, do raciocínio, da nobreza, da espiritualidade, da sabedoria e da verdade. É estimulante da doçura, da sensatez e da ternura. Dá-nos serenidade, paz, e é tranquilizadora. Para nós, brasileiros, o azul representa estado de felicidade, em outros países, a tristeza. No aspecto psicológico, o azul é bom nos casos de excitação excessiva. É a cor que favorece as atividades intelectuais, a meditação e a imaginação.
Branco - O branco é a presença de todas as cores, é a cor que contém mais luz, trazendo claridade e alegria. Representa a paz, morte, renascimento. Em algumas civilizações é a cor do luto, simbolizando a passagem para outra vida, ou seja, um renascimento.
Preto - O preto é a ausência de qualquer cor e reflete menos luz, é o oposto do branco e de todas as cores. Simbolicamente, a ideia do nada, da renúncia, do abandono, do negativo. É a cor da morte, do luto. O luto negro é a perda definitiva, a queda sem retorno no nada. Adão e Eva vestem-se de preto quando expulsos são do paraíso. O preto está ligado ao destino e à morte, favorecendo a autoanálise, a tristeza, podendo deixar a pessoa deprimida.
Jung considerou a cor pretacomo a cor da germinação, das origens, do começo, do ocultismo.
A cor tem uma linguagem própria que fala diretamente às nossas emoções, portanto a cor é um dos fatores mais importantes de nossa vida, podendo alternar estados afetivos e nos influenciar em decisões, gostos, esperanças e desejos. Se você pintar o mesmo modelo de mandala em duas ocasiões diferentes, verá que quando você estiver feliz, extrovertida e se sentindo plena você pintará (ou desenhará) a mandala com algumas cores e formas. Já em dias que você está introvertida, pensativa e até triste, serão outras cores e formas.
Veja os significados de algumas cores para que possa utilizá-las a seu favor e atrair para você a energia que precisa em cada momento de sua vida.
Branca: pureza, iluminação e perfeição;
Preto: morte, limitação pessoal e mistério;
Cinza: neutralidade, sabedoria e renovação;
Ouro: sabedoria, lucidez e vitalidade;
Prata: capacidades extrassensoriais, emoções flutuantes e bem-estar;
Vermelho: masculino, a sensualidade e a paixão;
Rosa: feminino, infantil e altruísmo;
Laranja: energia, dinamismo e ternura;
Amarelo: sol, juventude e simpatia;
Roxo: amor ao próximo e idealismo;
Lilás: espiritualidade, transformação e inspiração;
Verde: natureza, equilíbrio e esperança;
Azul: tranquilidade, paz e satisfação.
Seja um Mandalaterapeuta, matricule-se! Inicio imediato, acesse: https://www.altaperformanceapce.com.br/cursos/curso-mandalaterapia-pratica-terapeutica/
Fonte da Imagem: Maya Jurisic