Depressão - Cura pelo Amor

A depressão não é apenas um dia ruim, um mau humor passageiro, ou algo que possa ser mudado da noite para o dia é uma das experiências mais frustrantes pela qual uma pessoa pode passar. A depressão é uma tristeza profunda e sem conteúdo . Ex: Ela pode ter ganho na loteria , estar bem nas nove areas da vida e ainda assim ter  inclusive além do vazio o pensamentos suicida.
Um abraço pode ter um poder terapêutico muito maior do que algumas falas. Ex: Isso vai passar, eu já passei por coisa muito pior, seja forte!Evite oferecer conselhos, apenas esteja lá com a pessoa, tente fazer perguntas que a ajudem a descobrir o que poderia fazê-la se sentir melhor.
Muitas vezes quem sofre de depressão tem a sensação de estar sendo um fardo para as outras pessoas. Isso faz com que ela se isole das pessoas que mais precisa no momento. Então, se ela se distanciar, faça com que ela saiba que você está lá por ela, mas não a force a falar sobre o que está acontecendo.


O cansaço constante é um efeito colateral comum da depressão. O dia a dia é uma rotina difícil para uma pessoa com depressão. Ela pode parecer totalmente bem em um momento e no momento seguinte ficar totalmente exausta e sem energias, mesmo que tenha dormido bem na noite anterior. Isso pode fazer com que ela cancele planos em cima da hora, que saia mais cedo de eventos, ou que diga não a tudo. Lembre-se de que nada que você fez causou isso. Esse é só mais um dos efeitos nefastos da convivência com este problema psicológico.
Falar para ela que você terminará o relacionamento se ela não melhorar, não vai curá-la magicamente. Ela não vai se tornar a pessoa que você quer que ela seja instantaneamente, só porque você está cansado de lidar com seus problemas. Então se afastar dela, definitivamente, não vai fazer com que ela melhore.

 


Expresse empatia, mas não tente suprimir os sentimentos dela. Pensamentos suicidas são recorrentes em pessoas com depressão, então, é importante perguntar como ela realmente está se sentindo.
Na verdade, a depressão não é uma doença, como é por exemplo a diabetes,  encare a  depressão como um estado deprimido que pode ser alterado através de um conjunto de estratégias e ferramentas que deve aplicar no seu dia-a-dia.

 

 

Como lutar contra a depressão?

 

 


 Você pode não ter muita energia, mas provavelmente você tem o suficiente para fazer uma pequena caminhada à volta do seu prédio ou pegar o telefone para falar com um amigo. Escolha alguém de confiança que conviva diariamente consigo. Peca-lhe para o convidar a sair de vez em quando, peca-lhe que lhe pergunte se tem caminhado, se tem ido às compras, se tem lido o jornal. Essa pessoa pode funcionar para si como um “auxílio” de monitorização. Aos poucos por cada ação concretizada e energia gasta (aquela que parece não ter) irá aumentar o seu ânimo, você pouco a pouco irá sentir os seus níveis de energia aumentarem.
Aliança consigo mesmo é fundamental, quando se está deprimido, sente-se mais confortável ficando sem fazer nada, recolhendo-se para dentro de si mesmo. Mas, com o passar do tempo, estar perto de outras pessoas fará você sentir-se menos deprimido.Conheça alguém novo, inscrevendo-se num curso ou num clube e Confie num psicólogo, padre ou conselheiro. Tente fazer algo que gostava de fazer quando não estava com depressão, expresse-se criativamente através da música, arte, ou escrita. Saia com os amigos. Faça uma viagem a um museu, às montanhas, ou à praia.
Para obter o máximo benefício faça  exercício físico, deve pelo menos dedicar-se a  30 minutos de exercício por dia. Mas não necessita começar logo com 30 minutos, pode começar de forma progressiva. Caminhadas curtas de 10 minutos  podem ter um efeito positivo no humor.
 No estagio de depressão avançado acontece o fenómeno da tríade negativa: ter uma visão negativa de você mesmo, dos outros e do mundo,  depreciando as suas expectativas para o futuro.
Pensar positivo é muito mais que dizer apenas  umas quantas palavras de capacidade e ter pensamentos “felizes”, envolve mudanças de habitos, comportamentos e muitas vezes se faz necessarios o acompanhamento de um profissional de psicologia para terapia e um psiquiatria  para  auxilio com medicamento antidepressivo, se assim, se fizer necessário.