Como lidar com pessoas difíceis? PNL

Não a razão da pessoa estar se tornando difícil de conviver, você pode aprender a interagir com elas com algumas dicas abaixo:

Desassociar é importante, procure fazer o famoso exercício de PNL - Posições Perceptivas, ao se colocar no lugar da pessoa você poderá identificar a causa daquele comportamento, tornando mais fácil a negociação entre as partes.


Não reaja impulsivamente só porque a outra pessoa o ofendeu. Você não precisa se defender dela.


Fique fora do caminho e evite falar com ou sobre elas.
Tenha em mente o que deseja e faça perguntas que façam esta pessoa a pensar , refletir , sem alterar a sua voz. Ex: Por que você se sente contrariada com minha colocação? O que te faz pensar que assim seria melhor? Vejo que esta frase não parece muito correta, o que acha se se fosse assim ? Nunca mencione que a pessoa não está correta e sim as palavras.

Se a pessoa te deixar muito nervosa, desassocie-se, ou seja , literalmente de um passo atras. Isto fará você mudar de posição mentalmente falando lhe dando folego para refletir sobre a abordagem que seguir.Conte até dez silenciosamente, se precisar.Caso a pessoa ainda esteja sendo difícil, apenas ignore-a. Ela eventualmente vai se afastar se perceber que não está irritando você.

Seja sempre confiante e olhe olhos nos olhos, nunca abaixe a cabeça ou olhe por sobre os ombros isto pode te levar ela a acreditar que você é fraco.


Observe sua sua postura, como você se move e de suas expressões faciais quando estiver perto dessas pessoas. Nós revelamos muito das nossas emoções de modo não verbal, ao se atentar ao como esta se expressando poderá manter sua calma e ter um efeito calmante sobre a pessoa difícil no processo.


Fale de maneira tranquila e mova-se do modo mais calmo possível.


Evite uma linguagem corporal de confronto, como contato visual por longos períodos de tempo, gestos agressivos, apontar ou ficar de pé diretamente na frente da pessoa, cara a cara. Mantenha uma expressão facial neutra, não agite a cabeça e fique fora do espaço pessoal da pessoa.
Você pode se envolver no mesmo comportamento irracional e manipulador em resposta à pessoa difícil. Preste atenção quando começar a fazer isso e faça uma tentativa deliberada de não imitar os traços que o irritam.


A idade, inteligência ou  situação de vida da pessoa não determina o nível de maturidade dela.


Se você conhecer alguém que possa entender a situação, como um bom amigo, um parente, um psicólogo etc, fale sobre o que está acontecendo. Essa pessoa provavelmente vai entender você, o que com certeza o ajudará a se sentir melhor. É melhor que o ouvinte não conheça a pessoa difícil pessoalmente e não esteja envolvido na mesma situação.


Se os insultos não tiverem base em fatos, ignore-os.


Não diga à pessoa difícil nada pessoal, mesmo que ela pareça normal ou aja como sua amiga de vez em quando.


Assim como o mau comportamento pode nos influenciar negativamente, comportar-se como uma pessoa paciente, tolerante e gentil às vezes pode influenciar outra para melhor a pessoa difícil.


Lembre-se de que focar-se na pessoa o tempo todo é o mesmo que dar a ela seu tempo precioso quando ela nem se importa com você.
 Deixe claras as regras do que pode ou não ser feito no relacionamento.Aplique as consequências se os limites forem ultrapassados. Não deixe nada passar. Se você tiver dito que sairia pela porta, então saia.


Mesmo que ela seja um familiar, você provavelmente terá de ir embora em algum ponto. Um relacionamento de longo prazo com uma pessoa desse tipo não é saudável. Retire-a da sua vida assim que puder.